sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts


A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é o cenário principal das aventuras de Harry Potter, criado pela britânica J. K. Rowling. Hogwarts parece ser a única grande escola de magia existente no Reino Unido, treinando pessoas com habilidades mágicas para que se tornem bruxos e bruxas plenamente qualificados. Seu status não é discutido em detalhes nos livros de Harry Potter, mas sabe-se que se trata de uma secondary school do sistema de educação britânico que funciona em tempo integral, recebendo alunos com idade entre 11 e 17 anos.

Terreno de Hogwarts



A propriedade de Hogwarts é muito vasta, abrangendo o enorme castelo, que possui as salas de aulas e dos professores, os Salões Comunais e Dormitórios dos Alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Salão Principal, o Salão de Entrada, enfim, todos os aposentos usados diariamente pelos alunos. Além disso, possui a parte de fora do castelo, que abrange a Floresta Proibida, o Campo de Quadribol, a Cabana de Hagrid, o Lago, as Estufas e o Salgueiro Lutador.

Como Aparatar e desaparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade.Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago em barcos de madeira. Todos os outros alunos em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a morte. O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas como por exemplo a lula gigante, sereianos kappas, dilatex...

Cada andar

Terrenos: Cabana de Hagrid, Campo de Quadribol, Corujal, Floresta Proibida, Salgueiro Lutador, Portões de Hogwarts, Cercado dos Hipogrifos, Estufas de Herbologia, Aula de Voo, Círculo de Pedra e Ponte Coberta.

  • Masmorras: Sala de Poções, Sala de Filch, Sala Comunal da Sonserina.
  • Nível Térreo: Saguão de Entrada, Salão Principal, Pátio Pavimentado, Passarela e Ancoradouro.
  • Primeiro Andar: Sala de História da Magia, Sala de Transfiguração, Ponte de Pedra, Pátio de Transfiguração, Entrada da Passarela
  • Segundo Andar: Sala de Feitiços, Banheiro da Murta e Entrada da Câmara Secreta.
  • Terceiro Andar: Sala de Defesa Contra as Artes das Trevas, Sala dos Troféus, Ponte Suspensa, Corredor Escuro onde Fofo (o cão de três cabeças que pertenceu a Hagrid no primeiro livro/filme Harry Potter e a Pedra Filosofal) se encontra.
  • Quarto Andar: Ala Hospitalar, Biblioteca, Torre do Relógio.
  • Quinto Andar: Banheiro dos Monitores, Topo da Torre do Relógio, Sala onde estava guardado o Espelho de Ojesed, Sala de Estudo dos Trouxas.
  • Sexto Andar: Sala Comunal da Corvinal, Sala de Aritmancia, Sala de Runas Antigas.
  • Sétimo Andar: Sala Precisa, Sala de Adivinhação, Torre de Astronomia, Sala Comunal da Grifinória
  • Subsolo: Sala comunal da Lufa Lufa, Cozinha, Estoque de poções.

História

Há mais de mil anos Godric Griffyndor , Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin os maiores e melhores feiticeiros da época juntaram-se para formar a maior escola de magia e bruxaria do mundo. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico. Criaram um lema para honrar a escola: "Draco Dormiens Nunquam Titilandus", que, em português significa "Nunca acorde um dragão adormecido". Todos tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram equipes (veja mais adiante). A história de Hogwarts está preservada de diversas formas no castelo, seja nos quadros, nos livros ou nos fantasmas.

Hino

"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty Hogwarts,
Teach us something please,
Whether we be old and bald,
Or young with scabby knees,
Our heads could do with filling,
with some interesting stuff,
For now they're bare and full of air,
Dead flies and bits of fluff,
So teach us things worth knowing,
Bring back what we've forgot,
Just do your best,
we'll do the rest,
And learn until our brains all rot
."

Em Portugal a tradução foi feita de seguinte maneira:

"Hogwarts, Hogwarts, infalível, Hogwarts,
Ensina-nos, por favor
Quer sejamos velhos e calvos
Ou jovens em pleno vigor,
Nossas mentes precisam de ser
Repletas de coisas interessantes
Pois estão vazias e cheias de ar
Como balões de gigantes.
Ensina-nos o que tiver valor
Faz-nos lembrar paz e tormenta
Dá o teu melhor, enche por favor
Toda a nossa massa cinzenta!
"

Há algum tempo atrás os fãs se questionaram porquê o hino só ter sido cantado no primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts. Quanto a isso, a autora disse no seu site que Dumbledore (o director) pediu que cantassem o hino quando ele se sentia particularmente esperançoso talvez com a vinda de Harry à escola.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme), foi gravada uma cena, que era logo no começo do ano, antes mesmo do Professor Alastor Moody chegar à escola, onde se mostram os alunos a cantar o hino. Contudo, a cena não bate com a descrição do livro, onde cada um canta no seu ritmo favorito, da maneira que quiserem, a partir da letra escrita por uma fita assemelhada a cetim conjurada pelo Professor Dumbledore, mas sim mostrava o professor conjurando a letra frase por frase, com uma bolinha pingando na sílaba que deve ser cantada. Mostram apenas os primeiros versos (Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty, Hogwarts/ Teach us something please...), e não houve tradução dessa cena, já que ela foi cortada.

Após a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo, no mesmo filme, ouve-se o áudio de alunos a cantar o hino ao fundo.

Disciplinas

Matérias Obrigatórias

São as matérias que todos os alunos devem estudar pelo menos até prestar os NOMs, assim como todas as outras são facultativas nas classes de NIEMs.

São elas:

Defesa Contra as Artes das Trevas

Livros - As forças das trevas: Um guia de autoproteção, Teoria da magia defensiva, Frente ao Irreconhecível. Além de todos os livros de própria autoria que o professor Lockhart exigiu que os alunos comprassem no segundo ano.

"Defesa Contra as Artes das Trevas" é matéria de Hogwarts que ensina os bruxos a se defenderem contra os feitiços, azarações e maldições considerados como Artes das Trevas. Também reconhece e ensina como acabar com várias criaturas das trevas. Há uma lenda de que o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT) é amaldiçoado, pois nenhum professor fica mais de um ano. Em Enigma do Pri­ncipe, Harry conclui­ que isso acontece desde que Voldemort, ainda como Tom Riddle, foi pedir esse cargo para Dumbledore e ele o recusou.

Matéria de suma importância para qualquer um que deseje sobreviver no mundo mágico. Seu propósito é fornecer recursos para que os bruxos possam se defender contra feitiços, azarações e maldições expessos por outros bruxos, contraido pela as Artes das Trevas, e se proteger das Criaturas das Trevas. Corre em Hogwarts, a lenda de que esse cargo é amaldiçoado, nenhum professor fica mais de um ano.

Lista de Professores de Defesa Contra as Artes das Trevas

  • 1° Ano: No primeiro ano de Harry Potter, o Diretor de Hogwarts escolhe para esse cargo o professor Quirino Quirrel, antes professor de Estudo Dos Trouxas, que é servo de Voldemort, o deixando viver em sua nuca.
  • 2° Ano: No segundo ano de Harry Potter, Diretor de Hogwarts escolhe como professor o famoso autor de O meu eu mágico, o sorridente e trapalhão Gilderoy Lockhart, que acaba perdendo a memória.
  • 3° Ano: No terceiro ano de Harry Potter, Dumbledore escolhe para esse cargo um velho amigo dos pais de Harry, que na verdade é um lobisomem. Remo Lupin.
  • 5° Ano: Como Dumbledore não consegue encontrar um professor, o Ministério da Magia decide dar o cargo à odiosa Dolores Joana Umbridge, para espionar o diretor. No entanto além de todas as maldades e desmandos, ela insultou um membro da manada de centauros da Floresta Proibida, e o centauro levou-a para longe, batendo nela brutalmente.
  • 6° Ano: Severo Snape enfim consegue o cargo que tanto desejava, o de Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e no mesmo ano mata Dumbledore, por dois motivos: um voto perpétuo feito com Narcisa Malfoy e um acordo com Dumbledore, feito um ano antes.
  • 7º Ano: Harry não está mais em Hogwarts, e depois da morte de Dumbledore, no auge da Segunda Guerra do Mundo Bruxo, Severo Snape assume a direção da escola. Um Comensal chamado Amico Carrow assume as aulas que agora se transformaram em só Artes das Trevas.

Feitiços/Encantamentos

Livros - Livro padrão de feitiços, Quintessência: uma busca, Antologia de feitiços do século XVIII.

É o tipo de magia em que se pode encantar um objeto para que ele aja de maneira diferente do normal. Feitiços engloba praticamente tudo que não seja Transfiguração (feitiços que mudam a natureza de um objeto).

Pode-se dizer que, se um tipo de magia não é transfiguração então se encaixa em feitiços. Um feitiço pode fazer um objeto piscar de cores variadas, pode fazer algo levitar, pode fazer uma pessoa dançar ou rir, pode criar uma bolha de ar em volta da cabeça de alguém. Em todos esses casos, o objeto ou a pessoa não sofre modificações, apenas faz uma coisa inesperada, diferente do habitual.

Alguns feitiços são extremamente poderosos. O Feitiço Fidelius, por exemplo, pode esconder por completo uma pessoa ou um lugar, de modo que ninguém, exceto o Fiel do Segredo dê a localização. Feitiços de memória podem ser tão fortes que são capazes de remover totalmente a memória de uma pessoa e até danificar sua mente para sempre.

Feitiços são praticamente o oposto das maldições, a maior parte dos feitiços é positiva, enquanto que as maldições possuem um fundo negativo, mau. Isso não quer dizer que feitiços sejam uma magia fraca; um feitiço bem escolhido é uma ferramenta mágica poderosa inclusive contra azarações e maldições.

Em todos os anos em que Harry estudou em Hogwarts, o professor Flitwick foi quem lecionou a matéria.


[editar] Curiosidade

  • O professor Filius Flitwick foi campeão de duelos, quando ainda era um aluno.

Transfiguração

Livros – Guia de transfiguração para iniciantes, Transfiguração: intermediário, Guia para transfiguração avançada, Teoria da transfiguração transubstância.

Ensina tranformação através da magia, a mudança de um objeto em outro. Alunos até o quinto ano aprendem tópicos da transfiguração de objetos e animais, também os feitiços de conjuração que no máximo fazem aparecer coisas pequenas e de desparecimento. As classes de NIEM aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também transfiguração humana. A professora desta matéria é Minerva McGonagall. Há cinqüenta anos atrás essa matéria era ministrada pelo professor Dumbledore.

Na mitologia Grega encontramos muitas historias de pessoas que se transformavam em animais. Circe, a famosa feiticeira da mitologia grega, era famosa por transformar marinheiros em porcos. Essa transformação nada mais é do que Transfiguração, ou seja, a mudança de uma coisa em outra. Pode-se mudar objetos inanimados em outros animados e vice-versa. A Transfiguração também pode alterar apenas partes como: transformar as orelhas de uma pessoa em orelhas de coelho, trocar o nariz por um focinho de porco ou a boca por um bico, e coisas parecidas. Para as pessoas que desejam ser Aurores, transfiguração é uma matéria essencial.

Para os bruxos que desejam ser Auror, transfiguração é uma matéria essencial.

Em Hogwarts, os alunos até o quinto ano aprendem tópicos da Transfiguração de objetos e animais, feitiços de conjuração que fazem aparecer coisas pequenas, e feitiços de desaparecimento.

Já as classes de NIEM aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também a transfiguração humana.

É graças à Transfiguração, em seu estado avançado, que os bruxos podem se transformar em animagos, ou seja, possam se transformar em animais quando quiserem. O Ministério da Magia controla os bruxos que tem essa capacidade por meio de um registro. Mas a única citada no livro a respeitar esta regra e ser um animago registrado é a própria Minerva McGonagall, que se transfigura num gato. Os outros animagos citados nos livros são todos ilegais, a saber: Rita Skeeter(besouro), Sirius Black (cachorro), Tiago Potter (cervo), Pedro Pettigrew (rato).

   Tambem temos o feitiço Avis que faz com que passarinhos sáiam por sua varinha , e defequem na cabeça do seu oponente.

Poções

Ver artigo principal: Poções (Harry Potter)

Herbologia

Livros – Enciclopédia de toadstools (espécie de fungo venenoso), Árvores do Mundo que se Alimentam de Carne , Plantas mágicas aquáticas do Mediterrâneo, Mil ervas e fungos mágicos.

Estuda plantas mágicas em geral, os fungos e suas propriedades, incluindo como cuidar das plantas, suas propriedades mágicas e seu uso.
Algumas plantas mágicas são ingredientes básicos para poções, outras fazem efeito por conta própria.
É uma matéria relativamente simples mas exige muito cuidado pois a maioria das plantas ou são venenosas ou atacam quem as toca (como o Bulbo Saltador). Com o passar dos anos os alunos estudam plantas de manuseio mais difícil e delicado.

As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas e incluem trabalhos manuais, como replantar mandrágoras, cuidar de Bobotúberas (cujo pus puro causa bolhas na pele e é usado no combate às espinhas), lidar com Arapucosos, tudo isso com muita bosta de dragão como adubo. A Grifinória costuma ter aulas de Herbologia junto com a turma da Lufa-lufa.

A professora da matéria é a Professora Sprout que passa a dividir o cargo com Neville Longbottom,que quando aluno tinha grande interesse na matéria,onde ao final do sétimo livro,no epílogo,se torna professor e um grande amigo dos Potter e sua família.

Vôo ou Quadribol

Ver artigo principal: Vôo ou Quadribol

Livro - Quadribol Através dos séculos.

Matéria obrigatória apenas para os alunos do primeiro ano, ensina como voar corretamente numa vassoura.
A professora é Madame Rolanda Hooch.

Curiosidades

O quadribol tem três tipos de bola goles,balaço e o pomo de ouro. Cada time tem um goleiro,dois batedores,três artilheiros e um apanhador.

  • Harry foi o apanhador mais novo do século ao ser escolhido para o time ainda no seu primeiro ano de escola.

História da Magia

Livros – História da magia, Teoria da magia, História da magia medieval, História da magia moderna.

Discursos sobre episódios da história do mundo mágico, como as Rebeliões dos Duendes (século XVII)e as Guerras dos Gigantes (século XIX). É uma das matérias mais chatas de Hogwarts, o professor passa a aula toda lendo, no mesmo tom monótono e os alunos praticamente se desligam a aula inteira, mesmo a matéria sendo de alta importância para os N.O.M.s.

O professor Binns ensina a matéria, ele é o único professor fantasma da escola.

Astronomia

É uma matéria comum mesmo para os trouxas, a diferença é que por vezes dá-se interpretações mágicas a certos fenômenos.
Não se sabe quais são os livros usados mas, os N.O.M.s têm teoria e prática. Os encontros são à meia noite no alto da Torre de Astronomia.

Os deveres, pelo menos no quinto ano para Rony e Harry são complexos, basta ver o trabalho sobre as luas de Júpiter que eles fizeram. Durante os N.O.M.s os alunos do quinto ano tiveram que preencher uma tabela localizando e identificando corretamente diversos corpos celestes visíveis então.

Quem ensina a matéria é a professora Aurora Sinistra.

Matérias Tiradas

São matérias que não estão mais em Hogwarts.

Aula de Corujas

Foi criada pelo maior criador de corujas do mundo Santor Petrich Dagh, ele queria ensinar a todos como cuidar direito de corujas. Tinha uma preferência em ensinar a Corvinal. Falam que o fantasma dele anda pelo Corujal. Essa matéria não existe mais por causa do Ministério da Magia que o proibiu pelas corujas estarem atacando trouxas pela rua.

Seu professor era o próprio Santor Petrich Dagh.

Matérias Opcionais

São matérias que os alunos de Hogwarts podem escolher entre estudar ou não estudar durante os 3º, 4º , 5º, 6º ,7º anos de estudo em Hogwarts.Como todas as outras matérias são facultativas nas classe de NIEMs.

Adivinhação

Ver artigo principal:Adivinhação (Harry Potter)

Runas Antigas

Livros - Aprendendo Runas Antigas. Hieróglifos e Logogramas Mágicos, além do Silabário de Spellman.

Aulas de interpretação de runas , pedras com letras do alfabeto viking ,que ajudam a desvendar o futuro.

Disciplina dada pela professora Véctor.

As Runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características (as runas) e eram usadas para escrever as línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Elas lembram pedras pré-históricas, símbolos pictórios gravados pelos antigos, que não conheciam a escrita. E também pode ser dizer que as Runas são conjunto de alfabetos relacionados que usam letras e eram usadas para escrever as línguas germânicas, Escandinávia e nas ilhas Britânicas. (...)

A mitologia nórdica nos conta sobre a criação e o fim do mundo, de deuses e divindades, suas vidas e mortes... Originalmente, os mitos foram repassados oralmente...

A maioria da tradição escrita que nós conhecemos hoje, não foi escrita até o século XIII. Os mitos são parte de um passado distante e foram de vital importância para o povo escandinavo (Norse)...

Os primeiros documentos escritos são caligrafias e manuscritos...

As runas lembram pedras pré-históricas, símbolos pictórios gravados pelos antigos, que não conheciam a escrita. Por volta de 250 a 150 a.C., uma tribo germânica teve o senso fonético, que ficou conhecido como FUTHARK (devido às seis primeiras runas: F-U-TH-A-R-K). Através deste processo, teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no Norte da Itália.

A partir destes grifos, surgiram as Runas, cujo significado é "coisa secreta". Seus praticantes conhecidos como "praticantes de Rumenal" (O Correto é RUNeMal, de RUNas), que sacudiam a bolsa que continham as pedrinhas e espalhavam-nas no chão, interpretando seus significados, através de seus símbolos invertidos ou não.

Basicamente, o alfabeto conhecido como Futhark (ou Elder Futhark) é o mais antigo alfabeto rúnico conhecido. Ele é formado por símbolos retos, pois desse modo seu entalhe em pedras e troncos era mais símples do que se fosse baseado em caracteres arredondados, como o do alfabeto arábico, utilizado por nós!

Aritmância

Livros – Nova teoria da numerologia, Numerologia e gramática.
Quem ensina é a professora Septina Vector.

Aritmância é um ramo da magia que está ligada às propriedades mágicas dos números. Quem pratica Aritmância é chamado Aritmancer(aritmancista). Por exemplo, em 1200, Bridget Wenlock, uma famosa Aritmancer, descobriu as propriedades mágicas do número sete.
Um N.O.M.s de aritmância é necessário para concorrer a um emprego de desfazedor de feitiços no Banco Gringotes.
Aritmância é ensinada pela professora Septima Vector. Nas suas aulas, os alunos devem estar aptos a escrever trabalhos e compreender as complicadas gráficos numéricos, que são parte do dever de casa. Hermione Granger é a única aluna da Grifinória em seu ano (1993) que tentou um N.O.M.s nesta matéria (é sua matéria favorita).

Trato das Criaturas Mágicas

Livros - Animais fantásticos e onde habitam e O monstruoso livro dos monstros.
O professor é Hagrid, às vezes substituto pela professora Grubby-Plank. Kettleburn ensinou essa matéria até 1992-1993.

Trato das Criaturas Mágicas é uma matéria de Hogwarts que ensina como tratar as criaturas do mundo mágico. Nos primeiros anos os alunos estudam criaturas pouco perigosas como crupes, amassos, vermes-cegos e tronquilhos. Conforme se passam os anos, as criaturas estudadas vão desenvolvendo mais complexidades e tornando-se verdadeiros desafios para os alunos.

Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter

Nos N.I.E.M.'s, costuma-se exigir conhecimentos sobre cavalos-alados (a raça testrália é em geral tratada à parte), hipogrifos, grifos, trasgos, bandinhos, cinzácaros, etc.

Professores

O professor é Rúbeo Hagrid e a professora substituta Wilhelmina Grubbly-Plank - em portugues Guilhermina Grubbly-Plank.

Ensina como tratar , alimentar e controlar as criaturas do mundo mágico. Nos primeiros anos os alunos estudam geralmente criaturas pouco perigosas como crupes, amassos, vermes-cegos e tronquilhos e por vezes (4º ou 5º ano em geral) agoureiros, fiuns ou até mesmo doxies.
Alunos das classes de NPFs costumam estudar cavalos-alados (a raça testrália é em geral tratada à parte), hipogrifos, grifos, com sorte trasgos, malagarras, bandinhos, cinzais, etc.

Estudo dos Trouxas

Livro - Vida doméstica e hábitos sociais dos Trouxas britânicos.

Estudo dos Trouxas é uma matéria opcional de Hogwarts, que Hermione resolve cursar em seu terceiro ano, apesar de ter nascido trouxa. As aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos.

Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter

A matéria dá ênfase aos aspectos físicos da vida sem magia, não há menção sobre as diferenças culturais.

Professores

Quirinus Quirrell até o primeiro semestre de 1991 (quando passa a ensinar Defesa Contra as Artes das Trevas e Charity Burbage entre o segundo semestre de 1991 e o primeiro semestre de 1997, quando é morta por Voldemort e substituída pela Comensal da Morte Aleto Carrow, que ensina a matéria no período correspiondente ao sétimo ano de Harry em Hogwarts (1997-1998).

Vale ressaltar que enquanto Aleto Carrow ensinou essa materia, ela passou a ser obrigatória e seguia as ordens do Ministério da Magia (controlado na época por Voldemort, através do comensal Pio Thicknesse) e do então diretor de Hogwarts, Severo Snape, ensinando aos alunos a inferioridade dos trouxas assim como dos sangues-ruins, seguindo o lema vigente do ministério, "Magia é Poder".

Avaliações

Plataforma 9 3/4

As avaliações acontecem todo o final de ano letivo, mas no quinto e sétimo ano, exames importantes são aplicados, e estes decidirão o futuro dos estudantes. São os N.O.M.s (N.P.F.s em Portugal) e os N.I.E.M.s (E.F.B.E.s em Portugal) Cada profissão exige diferentes N.O.M.s e N.I.E.M.s, por isso esses exames são importantes para o futuro.

N.O.M.'s

Níveis Ordinários da Magia são provas, N.O.M.s (no original, Ordinary Wizarding Levels Examinations - OWLs, que, em inglês quer dizer 'Coruja') são os exames que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do quinto ano. Os alunos escolhem, além das matérias obrigatórias (Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia, Transfiguração,Feitiços, Astronomia e História da Magia), algumas que eles mais gostam ou tem facilidade. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um N.O.M., que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e das matérias que estudará para prestar os N.I.E.M.s (veja abaixo).

N.I.E.M's

Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia (no original, Nastily Exhausting Wizarding Test - NEWTs, que, em inglês, quer dizer Salamandra) são os exames finais que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do sétimo ano. Os alunos escolhem, dentre as matérias em que foram aprovados nos N.O.M.'s, que provas prestarão nos N.I.E.M's. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um E.F.B.E, que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e aptidões, servindo como critério para admissão num trabalho, quando termina a escola.

É interessante comentar que estes dois exames parecem ter relação com o Sistema Educacional Britânico. Os N.O.M's' seriam as provas finais do Key Stage 3, e os N.I.E.M.'s equivaleriam ao GSCE (General Certificate of Secondary Education).

As notas dos alunos seguem essa tabela. É válida para ambos os exames, N.O.M.'s e N.I.E.M's

As notas usadas para a avaliação dos N.O.M.'s e N.I.E.M.'s são:

Notas de Aprovação
Notas de Reprovação
O Ótimo
P Péssimo
E Excede Expectativas
D Deplorável
A Aceitável
T Trasgo

Os Fundadores e as Casas de Hogwarts

A Catedral de Gloucester, uma das locações de Hogwarts, nos filmes

Hogwarts, sua história e suas casas têm destaque importante em todos os livros da série. Diz-se que foi fundada há mais de mil anos. Veja seus fundadores e que casas compõe a escola e suas respectivas qualidades prezadas.

Sobre os Fundadores

Hogwarts foi fundada por quatro bruxos, e cada um desses bruxos fundou uma Casa, onde admitiria somente aquele que tivesse certas qualidades prezadas por cada um. São Fundadores os seguintes bruxos:

Três dos fundadores coexistiam em harmonia, exceto Slytherin. Este acreditava que somente alunos de família inteira de sangue puro feiticeiro deveriam estudar. Como não conseguiu convencer os outros de sua ideia, a lenda (confirmada no segundo livro) conta que antes de deixar a escola, Slytherin construiu uma Câmara, a Câmara dos Segredos ou Câmara Secreta. Nela havia um Basilisco, uma cobra gigantesca que mata com o olhar, que é extremamente rara, nascendo de um ovo de cobra chocado por um sapo. Somente o verdadeiro herdeiro de Slytherin poderia abrir a Câmara. Este herdeiro revela-se ser Voldemort.

Sobre as Casas ou Equipes

As Casas ou as equipes de Hogwarts funcionam como se fossem a família de cada estudante. Seus acertos, seja por respostas corretas nas aulas, seja por bons atos, lhes rendem pontos. Já seus erros, nas aulas ou transgressões às regras fazem com que percam pontos. No fim do ano a Casa com mais pontos ganha a Taça das Casas. Os quatro fundadores de Hogwarts fundaram também suas casas, onde só admitiam aqueles com as qualidades que prezavam. As casas e seus respectivos fundadores são:

  • Gryffindor: Fundada por Godric Gryffindor, que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo, o leão.
  • Ravenclaw: Fundada por Rowena Ravenclaw, que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo, a águia, apesar de o nome Ravenclaw conter a palavra corvo (raven). Dizem que a casa acolhe as mais bonitas de Hogwarts por ter sido sua fundadora muito bela.
  • Slytherin: Fundada por Salazar Slytherin, que era astuto, qualidade que apreciava em seus educandos. Quase todos os bruxos das trevas foram da Sonserina, incluindo Voldemort. Slytherin também só aceitava alunos de ancestralidade bruxa, ou seja, puros-sangue, embora essa não seja uma regra, visto que Voldemort e Snape não eram puros-sangue. Suas cores são verde e prateado, e o animal símbolo, a cobra, já que Slytherin era capaz de se comunicar com as serpentes, o chamado Serpentês em Portugal. Apenas quem falava a língua das cobras poderia realmente ouvir o que o monstro falava e o que pretendia fazer.
  • Hufflepuff: Fundada por Helga Hufflepuff, ela disse que aceitaria a todos e ensinaria o que ela sabe, uma mulher leal e honesta, valorizava essas qualidades em seus alunos. Além disso, seus alunos são justos e generosos. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo, o texugo.

Alunos

Ver o Anexo:Lista de alunos de Hogwarts

Outras Escolas

Há algumas outras escolas de magia mencionadas em Harry Potter e o Cálice de Fogo: Beauxbatons, localizada na França; Durmstrang, provavelmente localizada no extremo norte da Europa Oriental. Essas duas escolas assumem papel importante no quarto livro, já que são as duas outras escolas europeias mais famosas e juntas, Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang concorrem pela taça do Torneio Tribruxo .

Duas outras escolas são brevemente citadas no quarto livro, sem que acompanhem outra informação além do nome: O Instituto de Bruxas de Salem, presumivelmente em território Norte-Americano. Outra menção é de uma estudante brasileira, o que implica a possível existência de uma escola no Brasil, mas J.K. Rowling nunca se pronunciou sobre isso.

Proteção

O Castelo de Hogwarts, bem como toda a propriedade, é protegido por encantamentos. É impossível, por exemplo, aparatar no terreno. (aparatar é o nome que se dá, na série, para desaparecer e reaparecer em outro lugar, um teletransporte por exemplo). No sexto livro, entretanto, uma permissão especial é concedida por Dumbledore para que os alunos pudessem aprender a aparatar no Salão Principal.

Outra proteção é talvez menos aparente, mas o Salgueiro Lutador de certa forma guarda uma entrada. No terceiro ano de Harry, Dementadores ficam postados às portas do castelo, sendo dispensados ao fim do ano. Precauções antitrouxas, ou seja, pessoas não-mágicas, também são tomadas: se um trouxa olhar, só o que vai ver é uma velha ruína embolorada com um letreiro na entrada PERIGO, NÃO ENTRE, ARRISCADO. Isso sem contar as proteções naturais, como um relevo montanhoso em volta, um lago e uma floresta perigosa. O terreno de Hogwarts aparentemente é não-mapeável, ou seja, assim como as escolas de Beauxbatons e Durmstrang, a escola foi enfeitiçada para tornar-se impossível de localizar em mapas, explicação encontrada no quarto livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Portanto, Hogwarts é um local seguro, juntando-se fatores mágicos e não-mágicos.

OBS: Tambem é possível lançar um feitiço antitrouxa em um lugar/propriedade/construção. Se um trouxa for a esse lugar, irá se lembrar de um compromisso urgente e abandonará o lugar.

Draco Dormiens Nunquam Titillandus

Draco Dormiens Nunquam Titillandus é o lema de Hogwarts. Assim como vários elementos da série, a expressão vem do latim arcáico e significa em português "Nunca desperte um dragão adormecido". A frase aparece no hino de Hogwarts e é usada pelo diretor Dumbledore.

Livros-texto

Esses são alguns livros utilizados pelo alunos de Hogwarts. A maioria deles são recomendados pelos professores de cada matéria, como Herbologia, Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, Runas Antigas e etc. Outros são encontrados pelos alunos das quatro casas na biblioteca de Hogwarts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário