quinta-feira, 13 de agosto de 2009

um pouco sobre Papoula Pomfrey

Madame Pomfrey é uma personagem fictícia da série Harry Potter. Ela é a enfermeira de Hogwarts. Seu nome original (em inglês) é Poppy Pomfrey, na tradução para o português ficamos com Papoula Pomfrey.

Ela é o socorro imediato de todos os que se ferem de alguma forma na Escola. Rigorosa mas de uma capacidade que desperta a tranquilidade de quem adoece, ela é muito respeitada e mesmo querida.

É adepta das ervas e poções curativas. Mantém a ordem dentro da enfermaria, expulsando até o Ministro da Magia e professores, se estiverem perturbando seus pacientes. Ela deve ser bem mais velha do que à primeira vista parece porque no tempo de James Potter e Sirius Black ela já ocupava esse cargo em Hogwarts.

Madame Pomfrey é muito talentosa em curar machucados e emendar ossos quebrados em um minuto, e até consegue fazer os ossos de Harry crescerem novamente depois da trapalhada do professor Gilderoy Lockhart, no livro dois da série. A enfermeira é alguém em quem se pode confiar sempre, Harry diz que ela nunca faz muitas perguntas, para a sorte dos amigos Harry, Rony e Hermione.

No primeiro ano, Rony foi mordido por Norberto, o dragão bebê que Hagrid criava em segredo. No segundo ano, Hermione ficou parcialmente transformada em gato por causa do ingrediente errado na poção polissuco que eles fizeram escondido.
Além disso, desde o primeiro livro da série, acompanhamos Rony, Neville Longbottom, Hermione e Harry, inúmeras vezes na enfermaria sob os cuidados de Madame Pomfrey.
Na ocasião da abertura da Camara secreta, ela ajudou Hermione e vários outros alunos de Hogwarts, além de Madame Norra a voltarem ao normal depois de serem petrificados pelo Basilisco, fazendo uma poção de mandrágoras juntamente com a professora Sprout.

Esses são alguns exemplos de ocorrências que Papoula Pomfrey cuidou, curou e não fez perguntas. Ela se preocupa mais com o bem estar dos alunos do que com as regras da escola.

Quando Lupin passava pela transformação em lobisomem, nas luas cheias, era ela quem o acompanhava até o Salgueiro Lutador.

Ela só demonstrou suas emoções na ocasião da morte de Dumbledore, quando todos perceberam que ela também estava desolada. Logo depois recuperou sua aparência austera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário