sexta-feira, 7 de agosto de 2009

UM POUCO SOBRE Sirius Black


Sirius Black é um personagem fictício da série Harry Potter. Estudou com Lily Evans e James Potter. Ele, James, Remo Lupin e Peter Pettigrew eram conhecidos como, respectivamente, Padfoot (Almofadinhas), Prongs (Pontas), Moony (Aluado) e Wormtail (Rabicho). Os quatro foram os responsáveis pela criação do Mapa do Maroto.

Origem do Nome

Como quase todos os membros de sua família, Sirius recebeu o nome de uma estrela. O nome Sirius Black é entrelaçado com sua forma animaga. Sirius é o nome da estrela mais brilhante do céu noturno, na constelação Canis Major, do latim, Cão Maior, e traduzindo do inglês para português, Black significa preto, negro. A forma de Sirius era um grande cão preto.

Família e amigos

Sirius pertence a uma tradicional família de bruxos das trevas, conhecida como a família Black. Ele e sua prima Andrômeda Tonks foram os únicos Black viventes a não apoiarem Lord Voldemort. Ao longo da história é contado que Régulo Black (seu irmão), era um seguidor de Voldemort e um dia desistiu, quis sair das trevas mas foi impedido e morreu; mas como é citado no sétimo livro, Monstro (o elfo dosméstico da família Black) conta toda a verdade sobre Régulo: ele foi buscar uma Horcrux de Voldemort para matá-lo, Régulo encontrou-a entregou-a a Monstro que fugiu, e Régulo foi assasinado pelos Inferi após beber uma poção que provoca uma tremenda sede e força a pessoa a beber a água do lago onde estão os Inferi, mas antes nunca admitiu que estava traindo a família, e ninguém soube a verdade, só o pobre elfo que presenciou a morte de seu dono. Sirius era o melhor amigo de Tiago Potter e o principal causador de problemas no seu tempo em Hogwarts. Vivia revoltado com a família, que dava grande importância ao sangue puro que tinham. Fugiu de casa para morar com James, tendo seu nome "queimado" na tapeçaria da família onde constam todos os membros, incluindo os laços feitos por casamentos. Os Malfoy constam no parentesco. Os Weasley também fazem parte dessa família, mas foram retirados da tapeçaria por serem "traidores do sangue".

Prisioneiro de Azkaban

Black foi acusado de ser partidário de Lord Voldemort, de ter entregado Lilian Potter e Tiago Potter a ele, e pela morte do amigo Pedro Pettigrew ao explodir uma rua inteira, matando também 12 trouxas. Por essas acusações, foi condenado a passar o resto da vida em Azkaban, mas fugiu após doze anos de prisão, indo procurar por Pettigrew em Hogwarts para revelar toda a verdade a Harry. Harry não sabia que Black era seu padrinho, tampouco que não fora ele quem entregara os Potter a Voldemort, e sim Peter Pettigrew, o qual não havia morrido como todos pensavam. Pettigrew cortara o próprio dedo para pensarem que Black o tinha matado, depois assumiu sua forma animaga de rato, sendo adotado logo em seguida pelos Weasley e ganhando o nome de Perebas, o rato de Rony.

Características

Sirius, em sua segunda aparição em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (pois a primeira foi em Harry Potter e a Pedra Filosofal) se mostra uma pessoa amarga e pálida, devido a seus anos vividos em Azkaban. Ele consegue ser irônico e quase nunca sorri, a não ser somente por ironia ou amargamente. Em O Cálice de Fogo, Black começa a comer ratos para sobreviver, e apesar das dificuldades, está mais apático. No quinto livro, ele aparece infeliz por não sair da casa de seus pais, que ele tanto detestava. Sua morte é provocada por Bellatrix Lestrange. Segundo Harry, a única vez que o padrinho foi verdadeiramente feliz foi quando estava no grupo dos Marotos, formado por Black, Tiago Potter, Rabicho e Remo Lupin. Sirius Black, invadiu Hogwarts e entrou pela torre da grifinória, sua faca era de mais ou menos 30 centimetros.

Ordem da Fênix

Por ser fugitivo de Azkaban, Sirius precisa viver escondido. Ele cede sua antiga casa para a Ordem da Fênix, localizada no Largo Grimmauld (trocadilho que poderia ser traduzido como "velho lugar sombrio"). Assim, ele volta ao lugar que sempre detestara e reencontra Monstro, o elfo doméstico da família Black, que odeia Sirius tanto quanto Sirius odeia ele. O elfo foi seguiu por muito tempo as instruções de um retrato em tamanho natural da mãe de Sirius(que grita pragas quando acordada), e é muito apegado a seus falecidos patrões. O retrato está preso na parede por uma espécie de feitiço auto-adesivo e ninguém consegue arrancá-lo de lá. Sirius estava preocupado com seu afilhado, Harry, e deu a ele um dos dois espelhos de dois sentidos que ele tinha. Ele usava o espelho para se comunicar com o pai de Harry, James Potter, enquanto os dois ainda estudavam.

Sirius invade, junto com o parte dos integrantes da Ordem da Fênix, o Ministério da Magia, para ajudar Harry e a Armada de Dumbledore na batalha contra os Comensais da Morte. Lá, num duelo com sua prima Bellatrix Lestrange - uma das mais fiéis seguidoras de Voldemort - Sirius é atingido no peito por um feitiço, o livro não informa qual, mas no filme a bruxa diz Avada Kedavra, a pior maldição das três mais poderosas, que mata a pessoa que é atingida, e não há defesa conhecida para essa maldição. Caiu, atravessando um arco com um véu preto misterioso, onde seu corpo desaparece. Harry tenta, em vão, usar o Espelho de dois sentidos que Sirius havia lhe dado para falar com o padrinho novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário