quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UM POUCO SOBRE Tiago Potter


James Potter é uma personagem da série Harry Potter, pai do protagonista. Na edição original em inglês o personagem se chama "James", que foi traduzido como Tiago na edição em português. Foi morto por Voldemort quando Harry ainda era um bebê, bem antes de a história narrada na série de livros começar. Ele era sangue puro e nasceu por volta de 1960. Estudou em Hogwarts, assim como sua esposa, Lily. Seus grandes amigos eram Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Tiago Potter era um garoto bastante gentil mais segundo os livros (e sua esposa, Lilian Evans Potter) era ligeiramente arrogante, amostrado e muito bonito, o que lhe fazia ser "O" menino de Hogwarts, juntamente com Sirius Black. Juntamente com Remo Lupin e Pedro Pettigrew, fazia parte de um grupo que foi apelidado de "Marotos". Tiago sempre gostara de Lilian, mais ela o tratava como lixo, pelo jeito de que ele tratava as pessoas, em especial seu melhor amigo, Severo Snape. Tiago Potter era também um garoto que tinha vontade de crescer, o que o fazia ser (as vezes) um garoto direito. Mesmo sempre brincando, ele sempre foi bom aluno e tirou as notas mais altas, assim chamando a atenção de sua futura esposa.


Os amigos

Quando descobriram que Remus Lupin era na realidade um lobisomem (repare na brincadeira que a autora faz com o nome do personagem!), os três amigos tornaram-se Animagos, ou seja, magos que podem, controladamente, se transformar em um determinado animal específico sem a ajuda de uma varinha. Sirius Black virava um cão, Tiago um cervo e Pedro Pettigrew um rato. Todo mago que decide passar a ser um animago deve ter sua transformação inicial regulamentada pelo Ministério da Magia; entretanto eles não fizeram este procedimento, logo eram animagos ilegais. A intenção deles era estar com Lupin durante as suas transformações, sem qualquer perigo. Juntos, os quatro aproveitaram a imensa liberdade que as transformações lhes permitiam, explorando os campos da escola, a Floresta Proibida e Hogwarts mais do que qualquer outro aluno(fora Tom Ridle claro!). Sob as alcunhas de Prongs (Pontas - Tiago), Padfoot (Almofadinhas - Sirius), Moony (Aluado - Remo) e Wormtail (Rabicho - Pedro) foram responsáveis pela criação do Mapa do Maroto, um mapa de Hogwarts que mostra, além de todas as salas do castelo, as movimentações de cada pessoa dentro deste.

Tiago era o possuidor da Capa da Invisibilidade, capaz de deixar quem a use invisível. Este objeto futuramente foi passado através de Dumbledore para Harry.


O casamento

No sétimo ano, Lilian e Tiago começaram a sair juntos, e os dois casaram-se após saírem de Hogwarts . Juntaram-se à Ordem da Fénix (uma organização de luta contra Voldemort) e apoiavam fielmente Dumbledore. Em Julho de 1980 nasceu o seu filho, Harry. Devido a uma profecia feita antes do seu nascimento, e sabendo que o seu filho corria perigo, os Potter decidiram esconder-se de Voldemort.

Escolheram para seu guardador secreto Sirius Black, o melhor amigo de Tiago, que confiava absolutamente nele. Porém, Sirius propôs a Tiago e Lílian nomearem antes Pedro Pettigrew para esse lugar, convencido que Voldemort continuaria atrás dele (que todos sabiam ser o melhor amigo de Tiago) e nunca suspeitaria que pudessem usar alguém como Pedro. O que Sirius não sabia era que Pedro tinha já passado para o lado de Voldemort e que há algum tempo, passava ao Lord das Trevas informações sobre os Potters, e viu nisto a oportunidade perfeita para agradar ao seu senhor.

Na noite de 31 de Outubro de 1981, o Lord das Trevas foi até Godric's Hollow, onde a família estava escondida, com a intenção de matar a todos. Tiago tentou atrasá-lo enquanto Lílian fugia com Harry, mas Voldemort matou-o sem piedade. Logo em seguida, Lílian morreu para salvar Harry e assim deu ao filho uma proteção da Magia Antiga que o fez sobreviver e quase derrotar Voldemort.

Curiosidade

A tradução do nome "Tiago" gerou bastante polêmica entre os fãs da série Harry Potter. Lia Wyler, tradutora da série no Brasil, traduziu "James" para "Tiago"; apesar de aparentemente bem diferentes, os dois nomes são derivados da mesma raiz em latim ("Iacobos"). Portanto a base para a tradução é a mesma que justifica a tradução do nome "Saint James" para "São Tiago" ou "Santiago". Note-se que a tradução de nomes não é recomendada pelas normas ortográficas vigentes na Língua Portuguesa; no caso da série Harry Potter, a tradutora optou por traduzir parte dos nomes, tendo adaptado ligeiramente outros e deixado em inglês alguns nomes chave da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário