sexta-feira, 7 de agosto de 2009

UM PUCO SOBRE Sibila Trelawney


Tataraneta de Cassandra Trelawney,uma vidente grega muito famosa, é professora de adivinhação e vive reclusada no topo da torre norte, para não perder a clarevidencia Sibila prevê uma morte horrivel para Harry pelo menos uma vez a cada aula, más ele e Hermione pensarem que ela é uma fraude, a professora quase é expulsa da escola por Dolores Umbridge, mas este direito pertence ao diretor. Ela fez duas previsões muito importantes:o nascimento de Harry e a volta do Lorde Voldemort.

Características

Sibila Patricia Trelawney tem por volta de 40 anos e é professora de Adivinhação na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts desde 1980. Sua figura é estranha pois é bem magra e usa óculos enormes que tornam seus olhos grandes demais, se veste de maneira curiosa sempre envolta em xales e colares de contas de todos os tipos e tamanhos, além de correntes e anéis.

Primeiras aparições

Sua primeira aparição na história se passa no terceiro livro da série em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, como a professora de Adivinhação. Na verdade, a maioria das pessoas acha que a descendente da famosa vidente Cassandra Trelawney é uma fraude. Costuma-se dizer que todos os anos ela prevê que algum aluno vai morrer.

Ver agouros de morte é a maneira que ela gosta de dar boas-vindas a uma nova classe, diz a professora Minerva McGonagall.

Nos primeiros livros, a personagem é relatada como uma enganadora, principalmente pelos alunos insatisfeitos com seus métodos de ensino como analisar borra de café no fundo de uma xícara e sempre estar vendo algo maligno. Alguns confiam muito na capacidade dela, porém a maioria dos alunos acha que ela é uma charlatã. Hermione não tolera as aulas de Adivinhação e detesta a professora, abandonando a matéria logo no início
Entretanto, no quinto livro da série Alvo Dumbledore revela informações a Harry Potter a respeito do dom da professora Trelawney para realizar profecias, evidenciando a importância dela dentro de Hogwarts.

A profecia perdida

Trelawney esteve em Hogwarts em 1979 e fez somente duas previsões reais, ambas que envolvem lord Voldemort. A primeira previsão era durante a sua entrevista para professora em Hogwarts. Trelawney faz a profecia inconscientemente, num transe profético, recordando apenas sentir-se ligeiramente fraca. A profecia:

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das trevas o marcará como seu igual,mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece...e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver...aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

Profecias realizadas

No ano de 1979, Dumbledore foi entrevistar a professora para a cadeira de Adivinhação em Hogwarts. Ele fez isso por educação e em homenagem à grande vidente que foi sua ancestral.
Quando ele praticamente já estava se despedindo, tendo a certeza de que ela não serviria para o cargo, Sibila fez uma profecia verdadeira, a profecia que mudaria o destino de Harry e de todo o mundo bruxo (veja a profecia na página 679 do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Ela falou que a criança, com o poder para derrotar Lord Voldemort , nasceria no fim do próximo mês de Julho. Essa criança, marcada pelo próprio Lorde das Trevas (como descrito na profecia) acabou sendo Harry Potter.
Duas crianças poderiam ser as escolhidas: Harry Potter ou Neville Longbottom. Como o espião de Voldemort que estava atrás da porta do quarto onde Dumbledore e Sibila se encontravam, não ouviu a profecia completa, Voldemort teve que escolher entre os dois meninos e escolheu aquele de sangue mestiço assim como ele próprio.
O diretor de Hogwarts, então, ao perceber como essa previsão era importante, resolveu dar o emprego a Sibila. O fato é que ele queria mantê-la por perto, caso ela fizesse alguma outra previsão séria. Na realidade, ela fazia falsas previsões e fingia acreditar que eram verdadeiras.

A segunda previsão verdadeira, ela fez em 1994, quando Harry estava para terminar seu terceiro ano em Hogwarts. Ao final do exame do rapaz, Sibila caiu num transe verdadeiro e com uma voz que não era normal dela, predisse que um dos servos leais de Voldemort escaparia e retornaria a seu mestre: -Vai acontecer hoje a noite... ...O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje a noite antes da meia noite... ...O servo vai se libertar e se juntar a seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir, com a ajudade seu servo, maior e mais terrivel do que nunca.Hoje à noite ... ...o servo... ...vai se juntar... ...ao seu mestre. (página 261 do livro Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban.
Essa profecia, embora só ouvida por Harry, se tornou verdadeira na mesma noite, quando Pedro Pettigrew, que como animago viveu sob a forma do rato Perebas de Rony, e todos acreditavam estar morto, foi descoberto e fugiu para junto de seu mestre.

No livro quatro(veja página 161!)ela diz a Harry:"Você está preocupado, meu querido minha visão interior transpõe o seu posto corajoso e chega a sua alma perturbada. E lamento dizer que suas preocupações tem fundamento. Vejo tempos difíceis em seu futuro, ai de você...dificílimos...receio que a coisa que você teme(no momento medo de que Lord Voldemort realmente volte ao poder e o mate) realmente venha a acontecer...e mais cedo do que pensa...

No capítulo vinte e cinco do livro seis, A Vidente Entreouvida, ela usa as cartas do baralho para prever : A torre atingida pelo raio... Calamidade... Catástrofe.

Permanência em Hogwarts

Trelawney não se recorda de nenhuma dessas profecias e continua a falar as mesmas bobagens sobre o futuro que sempre disse. Quando Dolores Umbridge se torna Alta Inquisitora de Hogwarts em 1995-96 e começa a observar de perto os professores e colocá-los à prova, Sibila não tem como enganar a terrível inquisidora. Umbridge a dispensa do cargo de professora e a manda embora de Hogwarts (ela mora no castelo).
Ela então foi substituída pelo centauro Firenze pelo resto do ano escolar e seu estado mental piorou bastante. A pedido de Dumbledore ela permaneceu morando no castelo. Depois que Umbridge foi corrida de Hogwarts, Sibila Trelawney permaneceu morando no castelo e dividindo as aulas de Adivinhação com Firenze (que ela detesta e chama de pangaré ou mula velha).
Na verdade, Dumbledore a mantém em Hogwarts, primeiramente para a própria segurança da professora, uma vez que, os Comensais da Morte não têm mais acesso à profecia completa, que foi destruída. Depois, infelizmente, ela se tornou dependente do álcool quando sofreu o choque de ser despedida por Umbridge. Dumbledore se preocupa muito com ela.

Curiosidades

  • Detesta o centauro Firenze que foi banido da Floresta Proibida e com quem agora ela divide as turmas de Adivinhação.
  • Detesta Dolores Joana Umbridge por tê-la demitido e acusado de ser uma charlatã.
  • Adora beber xerez barato.
  • Usa óculos que aumentam que seus olhos.
  • Tem como principal hobby predizer a morte prematura de Harry Potter

Nenhum comentário:

Postar um comentário