sábado, 15 de agosto de 2009

OS FUNDADORES DE HOGWATS


Os quatro Fundadores de Hogwarts - Godrico Gryffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw - construíram juntos a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts há aproximadamente mil anos atrás.

As quatro Casas foram batizadas com os nomes dos fundadores e um chapéu foi enfeitiçado para identificar nos novos estudantes uma das características que cada um dos fundadores mais valorizava. Os Grifinórios são ousados e corajosos; os Sonserinos são ambiciosos e astutos; os Lufa-Lufas são leais e amigáveis; e os Corvinais são inteligentes e estudiosos.

Rapidamente começam a surgir desavenças entre Godrico e Salazar. Um dos maiores problemas entre os dois era o fato de aceitarem - ou não - alunos nascidos Trouxas; Salazar era extremamente preconceituoso com os Sangue-ruins, e Godrico era a favor de aceitar qualquer bruxo independente da origem. Depois de um tempo, Salazar corta relações com os demais fundadores e vai embora, deixando para trás a lenda da Câmara Secreta.

Godric Gryffindor


Godric Gryffindor é um personagem fictício da série Harry Potter. Gryffindor, descrito pelo Chapéu Seletor como "o Valente Gryffindor das Charnecas", foi um grande feiticeiro que em conjunto com Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff criarou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Griffyndor foi o fundador da casa Grifinória, dos corajosos e ousados. Foi escolhido pelos fundadores de Hogwarts o primeiro diretor da escola, exercendo a função por muitos anos.

Godric Gryffindor acreditava que qualquer pessoa que possuísse habilidades mágicas deveria ser aceito em Hogwarts. Mas o seu grande amigo, Salazar Slytherin, era demasiado preconceituoso pois não admitia que sangues ruins (qualquer um que não descendesse completamente de bruxos) fizessem parte da escola, o que contrariava as concepções de Griffyndor.

Relíquias

Espada de Gryffindor

A espada de Gryffindor tem o punho cravejado de rubis, tendo sido forjada por duendes (e conseguida pelo bruxo tomando-a de um duende, Ragnok). A espada se revela de dentro do Chapéu Seletor a Harry Potter durante sua batalha com um basilisco em Harry Potter e a Câmara Secreta, e Harry a usa para o matar. Como espadas de duendes possuem o poder de absorver tudo que a fortaleça, o veneno do basilisco impregna a espada, permitindo a esta ser usada para destruir três horcruxes de Voldemort (o anel dos Peverell, o medalhão de Slytherin, e a cobra Nagini). Esta espada também foi uma hipótese de Voldemort para uma de suas horcruxes, mas ele nunca conseguiu isso graças à vigilância de Albus Dumbledore. A espada atualmente está guardada no escritório do diretor de Hogwarts.

Quando foi criada, a Escola já possuia quatro casas distintas e para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas. Com o tempo, os fundadores f

icaram imaginando como eles fariam para selecionar os alunos depois que já não estivessem por lá. Foi Gryffindor que teve a idéia de utilizar um Chapéu Seletor que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo. Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características, e é dessa forma que os alunos são escolhidos para suas casas na escola.

Salazar Slytherin

Salazar Slytherin é o fundador da casa Sonserina, que tem seu nome em homenage

m a ele na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

História

Portanto, quando foi criada, a Escola já possuia quatro casas distintas e para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas. O nome de Salazar foi inspirado no ditador do Estado Novo em Portugal, António Oliveira de Salazar.

Com o tempo, os fundadores ficaram imaginando como eles fariam para selecionar os alunos depois que já não estivessem por lá. Foi então que Godric Gryffindor teve a ideia de utilizar um Chapéu Seletor. Que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo. Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características.

E é dessa forma que os alunos são escolhidos para suas casas na escola. O Chapéu sabe perfeitamente onde encaixar cada um dos futuros bruxos.

Salazar foi fundador da Sonserina no original. De acordo com o Chapéu Seletor ele é o Astuto Slytherin dos Brejais.

Salazar queria que a escola de Hogwarts fosse freqüentada apenas pelos puro-sangues. Enquanto isso os outros três bruxos, Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff tinham uma relação amigável e todos com o mesmo propósito: aceitar todo e qualquer tipo de aluno, seja puro-sangue ou não. Salazar amava Rowena Ravenclaw, mas depois ele descobriu que ela não olhava para ele, mas sim para Godric.

E foi esse o motivo da briga entre os dois amigos, Slytherin e Gryffindor, briga essa que se transformou em motivo para Slytherin abandonar a escola.

Corria em Hogwarts, a lenda, de que Slytherin antes de ir embora, construiu uma Câmara Secreta em algum lugar dentro do castelo e que, apenas seu herdeiro natural seria capaz de abri-la.
Essa câmara abrigaria um monstro que cumpria o propósito (que para ele era nobre) de matar todos os estudantes de sangue-ruim (mestiços ou trouxas) que estivessem na escola.

O herdeiro de Slytherin, de fato abriu a câmara. Esse herdeiro era Tom Riddle que já mostrava todas as qualidades do mal que o tornaram Lord Voldemort. O que Slytherin não imaginava é que seu herdeiro não teria o sangue puro que ele tanto prezava, afinal Tom Riddle é filho de mãe bruxa (descendente de Slytherin) com pai trouxa.

Na câmara vivia o basilisco e a história é contada no livro dois da saga de Harry Potter.
Pessoas com sede de poder, astutos e que não têm medo de fazer o que for preciso para chegar aos seus objetivos entram na casa Slytherin.
Harry Potter tem muitas das qualidades que Slytherin prezava nos estudantes de sua casa como, ser ofidioglota, ser determinado, ser inteligente e não respeitar muito as regras, e como Tom Riddle (o herdeiro) também não é sangue-puro.

A Câmara Secreta criada por Salazar Slytherin encontra-se no quinto subsolo da escola o mesmo nível onde está a sala onde ficou a Pedra Filosofal, a cozinha e a Sala Comunal da Hufflepuff.

Rowena Ravenclaw

Rowena Ravenclaw é uma personagem da série Harry Potter de J. K. Rowling, uma co-fundadora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, juntamente com três amigos, Godric Gryffindor, Salazar Slytherin e Helga Hufflepuff.

Em Hogwarts, escola em que os alunos são divididos em casas, ela foi a fundadora da casa da Corvinal, onde habitam os de mente mais aguçada, os mais inteligentes. Seu lema era "O espírito sem limites é o maior tesouro do homem".

"Rowena" é versão latinizada de um velho nome germânico, com raízes nas palavras "Fama" (Anglo-Saxão hrōd, ou hrōð), "Alegria" (Anglo-Saxão wyn(n)), e "Amigo" (Anglo-Saxão wine). Rowena também foi uma rainha das histórias tradicionais bretãs, esposa de Vortigern.

O Diadema de Ravenclaw

Ela própria era muito inteligente, e dizem que também muito bonita, com um rosto "um tanto intimidador e austero". e por isso é lá, dizem, que estão as garotas mais bonitas da escola. Numa canção do Chapéu Seletor, ele diz um verso sobre ela: A bonita Ravenclaw das ravinas.[1]

No último livro, Harry descobre a respeito de um artefato de Ravenclaw, um diadema que aumentava a inteligência de quem o usasse. A filha de Ravenclaw, Helena - a Dama Cinzenta - pegara a jóia com o intuito de conseguir superar a mãe e escondera-a na Albânia antes de ser morta, levando o diadema a ser considerado desaparecido. O fantasma de Helena só revelou a localização para o jovem Tom Riddle, que após descobrí-lo tornou a jóia uma Horcrux.[2]

O diadema-horcrux fora escondido na Sala Precisa, e Harry inadvertidamente o achou enquanto escondia seu livro de poções em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.[3] Quando Harry e seus amigos voltaram á sala para destruir a Horcrux, foram confrontados por rivais - e na batalha que se seguiu, Vincent Crabbe conjurou Fogomaldito, criando um incêndio tão forte que destruiu o diadema.[2]

Helga Hufflepuff

Helga Hufflepuff é a fundadora da casa Hufflepuff ou Lufa-Lufa, que tem seu nome em homenagem a ela, da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Portanto, quando foi criada, a Escola já possuía quatro casas distintas e para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas.
Com o tempo, os fundadores ficaram imaginando como eles fariam para selecionar os alunos depois que já não estivessem por lá. Foi então que Godric Gryffindor teve a idéia de utilizar um Chapéu Seletor. Que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo.
Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características.

E é dessa forma que os alunos são escolhidos para suas casas na escola. O Chapéu sabe perfeitamente onde encaixar cada um dos futuros bruxos. De acordo com o Chapéu Seletor ela é a Meiga Hufflepuff das Planícies

Está nas cartas dos bruxos famosos, que ela aceitava pessoas de todos os tipos, as tratava com igualdade e as reunía para aprenderem tudo de bom que pudesse ser ensinado, de acordo com a capacidade de cada um. Por isso todos a adoravam. Era grande amiga de Rowena Ravenclaw.
Enquanto os outros três escolhiam os alunos de acordo com suas convicções, Hufflepuff acredita que as pessoas não deviam ser julgadas por rótulos, e que as qualidades do ser humano não se restrigiam à aquelas que seus companheiros resumiam de maneira tão simplista, então ela escolheu ensinar a todos, sem restrições.

Durante a feitura do chapéu, Helga Hufflepuff prezou por aqueles alunos que eram honestos, trabalhadores, justos e leais, cujo pensamento era voltado para o grupo, e não para si. Por isso sua casa é frequentada por aqueles que desejam aprender, são interessados, praticam a amizade sincera e o desejo de ajudar uns aos outros.

Sabemos no decorrer do livro seis que, existe uma relíquia da fundadora, uma taça, que possivelmente agora está em poder de Lord Voldemort sendo usada como depositária de um pedaço de sua alma, ou seja, uma horcrux.

Chapéu Seletor

O Chapéu Seletor (em Portugal Chapéu Seleccionador) é um objeto mágico pertencente à série de livros de Harry Potter. Ele possui uma aparência velha e suja, tipicamente associada a objetos de bruxos. O chapéu seleciona os alunos para cada uma das casas da escola.

O começo

Originalmente, o chapéu pontudo de bruxo que hoje é o chapéu seletor, pertencia a Godric Gryffindor. Ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades.
Isso ocorreu porque, quando Hogwarts foi fundada, os quatro fundadores determinaram para cada um, uma Casa, que representaria muito da personalidade de cada bruxo fundador. Portanto, cada aluno que chegava à escola era escolhido de acordo com os fundadores para a casa onde melhor se encaixasse.

Acontece, que eles precisavam de criar uma maneira de separar os alunos futuramente, quando não estivessem mais presentes para fazê-lo. A idéia de Gryffindor, foi então enfeitiçar o chapéu.

Cerimônia de Abertura

Hoje ele é o ponto alto da abertura do ano letivo em Hogwarts porque, no banquete de abertura, os alunos recém chegados devem passar pela cerimônia da escolha das casas.

Antes de começar o banquete, os alunos antigos já estão sentados nas mesas referentes às suas casas, aguardando os primeiranistas.
Os novatos ficam enfileirados ao lado do Saguão e a professora Minerva McGonagall explica a importância da cerimônia. Cada aluno será direcionado para uma das casas, Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin, e daí para frente, assistirão as aulas, usarão o dormitório, sentarão à mesa e passarão o tempo livre na sala comunal da casa para a qual forem escolhidos.
A professora também explica que cada casa foi fundada por um bruxo extraordinário e os alunos deverão se esforçar para ganhar pontos para suas casas no decorrer do ano letivo, pois no final do ano, a casa com maior número de pontos ganhará a Taça da Casa, que é uma grande honra.

Ao serem chamados, os novos alunos entram no esplêndido Salão, onde os demais estudantes já se encontram. A professora Minerva coloca então, um banquinho e sobre ele, um chapéu pontudo de bruxo. Um chapéu sujíssimo, remendado, esfiapado.
Para surpresa dos primeiranistas, o chapéu começa a cantar. Um rasgo junto a aba, funciona como a boca do chapéu.
Os outros alunos já sabem que todos os anos, o chapéu canta uma música que varia em tamanho e conteúdo. No quinto livro, por exemplo, ele adverte sobre os perigos que todos estão correndo e recomenda que todos se unam.

Enfim, em ordem alfabética, os alunos novatos são chamados para sentar no banquinho e colocar na cabeça o famoso chapéu.
Após um momento de consideração o chapéu anuncia alto, para todos ouvirem o nome da casa para onde vai o aluno. Este é então recebido pelos colegas de mesa da sua nova casa.

Considerações

Na verdade, o estudante, ouve, como Harry ouviu, as considerações do chapéu. Ele pode conversar silenciosamente com o estudante.

No dia da seleção de Harry, tudo o que ele queria era não pertencer à Slytherin. E o chapéu ponderou que, como o menino possuía bastante coragem, boa mente, talento, vontade de se provar, indo para Slytherin poderia ser grande.
Mas, Harry já ouvira falar sobre essa casa e não queria por nada pertencer a ela.
Então, foi o que mais contou para que o chapéu o colocasse em Gryffindor.

Ao final da seleção, todos os anos, o chapéu volta para o escritório do diretor, onde passa o ano inteiro. Ele é relíquia de Godric Gryffindor mas talvez não possa ser considerado dessa forma porque já está impregnado pela personalidade dos outros fundadores.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, o chapéu desempenha papel critico, quando levado por Fawkes, vai em socorro de Harry carregando dentro de si a espada do grande bruxo Gryffindor. É com ela que Harry derrota o basilisco.
Isso nos permite deduzir que tanto o chapéu quanto a espada sejam então, consideradas relíquias de Godric Gryffindor.

Na versão cinematográfica, a voz do Chapéu Seletor é de Leslie Phillips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário