quarta-feira, 29 de julho de 2009

Naruto (Cultura) Os selo

Naruto (Cultura) Os selos

naruto-cultura-selo-e-simbolos.jpg

Sempre ouvi dizer que os japoneses tem como uma de suas principais características positivas a forma como preservam sua cultura. De fato, até mesmo para não misturar seu idioma com a constante invasão verbal estrangeira, foi criado um segundo idioma, se é que eu posso dizer assim, para englobar as palavras de origem estrangeira, sem alterar seu idioma original. Podemos perceber o amor pela cultura até mesmo onde menos esperamos, em animês. Isso mesmo, nos mesmos desenhos animados que a rede de televisão insiste em classificar como infantil existem constantes influências da cultura no enredo da história. Em Naruto não é diferente, pelo contrário. É um dos animês com mais lendas japonesas que eu conheço. Vou começar falando da relação entre signos e selos.

No Japão existem outros signos zodiacais, que não são baseados em constelações como no caso dos signos de origem grega. Ao invés dos já famosos Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, existem os Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro, Porco, Rato, Boi, Tigre e Coelho. Mas esses signos, ao invés de serem contatos por mês, como o zodíaco que conhecemos, são contados por ano. Atualmente, nos encontramos no ano do rato do Horóscopo Japonês.

selos-de-naruto-sao-signos-do-zodiaco.jpg

A imagem acima mostra uma relação bastante simplificada entre os signos do zodíaco Japonês e os selos de mão de Naruto. Você pode conferir também o seu ano de Nascimento com o respectivo signo Japonês. Por exemplo, como eu nasci em 1987, meu signo Japonês é o coelho. Interessante ver como Kishimoto pensou em tanta coisa ao se fazer Naruto, e relacionou os selos de mão com os sígnos Japoneses. Se vocês notarem, existem muitos signos que coincidem, e muito bem, com os selos de mão, como no caso da cobra, do macado ou do boi.

naruto-dentro-do-henge-2.jpghabito-de-shikamaru.jpg

Existem somente esses selos no universo de Naruto, portanto, quaisquer outras poses de mão, como a de Naruto ao fazer o Kage Bunshin ou a de Shikamaru ao se concentrar, são apenas manias dos personagens que os ajudam, de alguma forma, a concentrar o Chakra com mais facilidade. E Esse é só o começo de influência cultural em Naruto. Falarei mais sobre o resto mais pra frente…

Nenhum comentário:

Postar um comentário