segunda-feira, 27 de julho de 2009

Por que as lâmpadas fluorescentes são mais eficientes que as incandescentes?

Por que as lâmpadas fluorescentes são mais eficientes que as incandescentes?

O filamento de tungstênio oferece uma resistência à passagem de corrente que é de acordo com sua potência (100 Watt, 75 Watt) e essa resistência aos portadores de carga aquecem o filamento fazendo com que uma luz amarelada seja emitida.

Resumindo: a lâmpada incandescente emite luz por conta do calor gerado no filamento de tungstênio.

A lâmpada fluorescente, por sua vez, possui em suas extremidades eletrodos que emitem elétrons de uma extremidade para a outra. No caminho os elétrons “trombam” com os átomos de vapor de Mercúrio presente no interior da lâmpada, excitando-os.

Os átomos de Mercúrio que foram excitados voltam ao estado fundamental (este é o estado de menor energia) e emitem fótons ultravioletas que são absorvidos pelo sal de Fósforo que reveste a parede das lâmpadas fluorescentes. O sal de Fósforo reemite esta radiação ultravioleta na forma de luz visível.

Repare que os processos de produção de luz são totalmente diferentes. A produção de calor pela lâmpada incandescente desperdiça muita energia, essas lâmpadas produzem, em média, 15 lumens por Watt gasto.

A lâmpada fluorescente não emite muito calor, tornando-as mais eficientes e chegam a produzir de 60 a 90 lumens por Watt. Sendo assim a lâmpada fluorescente é de 4 a 6 vezes mais eficiente que a lâmpada incandescente.

Quando entrar no supermercado e ver que uma lâmpada fluorescente de 15 Watt é equivalente a uma incandescente de 60 Watt, pode acreditar!!!

A lâmpada incandescente é formada por um bulbo com um filamento de tungstênio dentro. Essas lâmpadas emitem luz quando a energia elétrica passa pelo tal filamento de tungstênio.

TEXTO RETIRADO DA INTERNET...

Nenhum comentário:

Postar um comentário