quinta-feira, 30 de julho de 2009

Naruto [pós vida]?

Naruto [pós vida]?

Imagem por Pipieck / Deviantart

Imagem por Pipieck / Deviantart

O mundo de Naruto em si para nós já é um mistério, mas existe um mundo além dele muito mais misterioso, muito mais desconhecido, e muito mais excitante que o mundo ninja que nós conhecemos, ao mesmo tempo tenebroso e desejavelmente evitável…O mundo dos mortos… O.o

Em Dragon Ball nós conhecemos o mundo dos mortos quando Goku se sacrifica para derrotar Ratidz, e vemos que ele é bastante estranho, mas bem pacífico e um tanto acolhedor. Muita cor, muitas núvens, um belo céu, embora o lugar tenha desafios mortais e inumanamente difíceis, como o gigante caminho da serpente. Em Yu Yu Hakusho também vemos um mundo dos mortos, mas por vários motivos ele se assemelha, tanto em linguagem, estilo de desenho, cores, desafios, etc. com Dragon Ball. Vemos em Cavaleiros do Zodíaco um mundo mais sombrio, tenebroso, cruel e temível, personificado no inferno de Hades, onde o céu é escuro avermelhado, o clima é gelado, e a simples presença nesse local é para sua punição, seu sofrimento. E para finalizar meus exemplos, vemos, em um desenho atual como Bleach, a presença novamente do mundo dos mortos, o qual nem sequer se parece tão diferente do nosso, simplesmente se diferenciando pela presença da organiçação de Shinigamis se instala lá. Geralmente, quando o Animê/Mangá possui claramente um “mundo dos mortos” ele mostra para nós como é esse mundo, em algum ponto da história, esclarecendo muita coisa para nós. Mas em Naruto é um pouco diferente.

Embora ele jamais tenha mostrado claramente como é o seu mundo dos mortos, fica claro que ele existe sim. Em vários momentos algo semelhante é citado. Por exemplo, quando falam sobre o Shiki Fuujin, a técnica que aprisiona um ser no estômago do Shinigami, significa que a alma do shinobi sai de seu corpo e fica presa dentro do estômago do Shinigami, sem direito a descanso, eternamente, ou seja, a simples menção da alma, nesse caso, pressupõe a presença do mundo dos mortos. Mas Naruto não se limita à isso. Quando Pain surgiu ele mostrou tudo de que o terror de um deus é capaz, mostrando-nos, pela primeira vez, do que se tratava o outro mundo. Ele quase mata Kakashi, e consegue matar vários outros shinobis.

Um dos corpos de Pain é o responsável por reviver os corpos que ele usa, através de uma figura difina que ele mesmo invoca, alguém que talvez represente Emma Daioh, que é o senhor do purgatório, ou simplesmente um guardião do portal para os mortos. Fato é que se Nagato pudesse reviver todos que ele quisesse, ele reviveria Yahiko, seu amigo, e mesmo seus pais, mas ele não o fez, simplesmente porque ele não podia. O que isso significa? Que ele só pode reviver aqueles que ainda não partiram para o mundo dos mortos, ou seja, aqueles que ficaram presos no limbo antes de partir para o outro mundo. Como eu posso afirmar que exista esse limbo? Porque Kakashi ficou preso lá…

Um mundo completamente escuro, desolado, abandonado, solitário, onde a única luz que Kakashi viu emanava de uma pequena fogueira, acesa por seu pai à anos, desde que ele morreu. Kakashi parou para conversar com seu pai nesse limbo, e por conta disso não partiu para o mundo dos mortos. O que seu pai fazia no limbo? Esperava o perdão de seu filho. Quando mais jovem, seu pai serviu de orgulho para Konoha, até ir contra os objetivos da missão para proteger seus amigos, e acabar sendo julgado por todos, tanto Konoha como seus amigos, como um traidor fracassado. Ele morreu, provavelmente tirando sua vida, por desgosto de ter sido afastado por aqueles que protegeu, e isso trouxe vergonha à família, ao ponto de fazer Kakashi usar a sua máscara. Ao menos isso é o que é dito sempre por aí, possivelmente por alguma informação de Data book que eu não consegui traduzido, já que a história não deixa isso tão claro.

O Canino Branco esperou seu filho nesse limbo, para conseguir o seu perdão, para que, finalmente, pudesse ir em paz para o mundo dos mortos, ao lado de sua esposa que morreu cedo. No entanto, esse limbo, assim como o próprio mundo dos mortos, continua um mistérios total para nós. No fim, Pain ainda trouxe de volta à vida todos os que ele tinha acabado de matar, e que provavelmente ainda estariam nesse limbo, então, pergunto eu, como vocês acham que é esse mundo dos mortos? :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário