quinta-feira, 13 de agosto de 2009

um pouco sobre Argus Filch

Argus Filch é um personagem fictício da série Harry Potter. Ele é o zelador de Hogwarts. Conhecido por seu saudosismo pelo tempo das punições e por seu rigor nos castigos, é a pessoa que mais conhece Hogwarts. Tem uma gata chamada Madame Norra.
Apareceu pela primeira vez no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Signifcado do Nome

  • Argus é o nome de um monstro da mitologia grega que tinha cem olhos e, obviamente, via tudo.
  • Filch é uma gíria inglesa que significa roubar ou infiltrar-se.

Aparência

Ele é bastante velho. Reumático e meio corcunda. Tem uma respiração asmática e arrasta os pés ao caminhar. Seus olhos são esbranquiçados e as juntas de seu corpo estalam quando ele anda. Os cabelos dele são grisalhos e ele usa sempre um casaco marrom.

Família

Ele é um aborto, o que significa que nasceu numa família de bruxos, mas não consegue usar magia, sendo que Harry Potter descobriu que ele fazia um curso de magia por correspondência. Essa frustração que ele carrega é que, talvez, o torne tão insuportável e vingativo. É provável que tenha sofrido muito por não ser aceito pela família e pelo mundo mágico.

Interesses

Exceto por sua gata Madame Norra, parece que ele não gosta de nada nem de ninguém.
Seu grande prazer é torturar os alunos por qualquer pequena infração. No período em que Dolores Umbridge esteve à frente da direção de Hogwarts, Filch teve passe livre para torturar os alunos com as medidas punitivas de tempos atrás e andava pelos corredores de Hogwarts com um chicote. Seus maiores desafetos são os gêmeos Fred e Jorge Weasley e Pirraça.
No teto de sua sala, ficam correntes e algemas penduradas, que estão sempre polidas e brilhando, sempre preparadas, caso ele tenha permissão para usá-las nos estudantes, coisa que ele adoraria.
Foi numa detenção na sala de Filch que os gêmeos encontraram o mapa do maroto.

Em Hogwarts

Ninguém imagina o porque de Filch estar em Hogwarts. Ninguém gosta do zelador, então porque Dumbledore o mantém no cargo?
Na verdade ele deve ser zelador há menos de vinte ou vinte e cinco anos, uma vez que Apollyon Pringle ocupava esse cargo quando Molly Weasley e Arthur Weasley estudavam lá. Podemos deduzir que quando os Marotos estudaram lá, ele já era o zelador, porque tomou deles o mapa do maroto.
Seu gosto pelas antigas punições, fizeram com que ele dissesse que Dolores Umbridge foi a melhor coisa que aconteceu em Hogwarts.

É interessante notar que, embora pareça ter sido Dumbledore que o colocou no cargo, ele nunca é visto ao lado do Diretor, ele gosta de se juntar às pessoas menos confiáveis. Apesar de ser muito estranho, Filch cumpre todas as medidas de segurança para a proteção dos estudantes quando eles saem para ir a Hogsmeade. Ele também cuida para que os estudantes passem pelo Sensor antes de voltar à escola e inspeciona a correspondência.
Sua fixação pelas regras faz com que ele odeie profundamente o Pirraça, porque o poltergeist está sempre em guerra contra todas as regras. Filch já tentou diversas vezes que mandassem Pirraça embora, mas nunca conseguiu. Qualquer barulho é culpa de Pirraça e qualquer sujeira é sempre culpa dos alunos.
Não sabemos como é seu relacionamento com os elfos-domésticos de Hogwarts, que a principio seriam inferiores a ele. E como seu trabalho é manter o castelo limpo e em ordem, parece que eles estariam diretamente ligados.

Pelo que sabemos do zelador, sua grande paixão é a gata Madame Norra, que ele chama de minha querida. Eles estão sempre juntos e quando ela foi petrificada pelo basilisco, no livro dois, Filch ficou desesperado e manteve guarda na cena do crime o quanto pode.
Para satisfazer a curiosidade dos estudantes, embora estivessem muito emocionados no funeral de Dumbledore, Filch apareceu ao lado de Madame Pince, a bibliotecária de Hogwarts. Todos imaginam o belo casal, ambos detestam os estudantes, são rigorosos, antipáticos e implicantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário