segunda-feira, 27 de julho de 2009

O perigo das luminárias e lâmpadas fluorescente.

O perigo das luminárias e lâmpadas fluorescente.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É muito comum, principalmente no meio acadêmico, estudantes se utilizarem de luminárias para seus estudos.

Basicamente, o funcionamento de uma lâmpada fluorescente dessas se dá por excitação dos átomos do gás presente no interior dessas lâmpadas por elétrons acelerados pela diferença e potencial entre as extremidades da lâmpada. Quando esses átomos voltam ao seu estado fundamental, eles emitem fótons de luz.

Existem inúmeras vantagens como por exemplo o fato da lâmpada não se esquentar demasiadamente, de consumir pouca energia e a sua luz branca não cansar a visão, o que diminui a vontade de dormir ao estudar.

No entanto esse tipo de lâmpada emite também radiação ultravioleta, por esse motivo a parte interna do vidro transparente da lâmpada é pintada com um sal branco, esse sal comumente chamado de sal de fósforo é uma substância fotofluorescente, ou seja, ele absorve a luz ultravioleta que é emitida e reemite luz no comprimento de onda do visível.

O maior perigo desse tipo de lâmpada é que ao passar dos anos ela vai perdendo essa camada de sal de fósforo e aumenta a emissão de luz ultravioleta, essa luz é extremamente prejudicial ao nosso organismo podendo causar queimaduras e até câncer.

Recentemente percebí que estava ficando com minha testa queimada e descascando, e não sabia o motivo, só então me atentei para o fato de que a minha luminária estava com a lâmpada bastante usada, já estava preta nas extremidades, uma semana de lâmpada nova e já percebí a diferença…=D

Portanto atente para as condições da sua luminária e troque regularmente a lâmpada, a vida útil depende de cada fabricante, leia a caixinha e fique esperto…

PS: Vou postar a minha linda luminária com a nova lâmpada.

TEXTO RETIRADO DA INTERNET...

Nenhum comentário:

Postar um comentário